Páginas

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Tarde - CCBB (Antony Gormley – Corpos Presentes)


21 de Junho
03 Jovens 

A nossa turma dessa vez estava um pouco menor, e nossa saida era prevista para o museu do futebol. Porem, devido ao jogo do Corinthians do dia anterior, o museu estava fechado. 
Combinei com a turma então, que iriamos ao centro da cidade, até o prédio do banespa pra pensarmos um pouco de que forma a cidade é construida. 
Chegando lá, eis mais uma surpresa. O Prédio do banespa tambem estava fechado!! Eh diaaa!!!


Porem, desde nossa chegada no centro, ja fomos conversando sobre as diferenças centro/bairro, e o que mais chamou a atenção da galera, foi a diversidade de pessoas em um unico espaço. Roqueiros, rappers, regueiros, moradores de rua, vendedores... Todos circulando em um espaço comum.
Passamos rapidamente pela galeria 24 de maio (Tambem conhecida como galeria do rock) e ficamos de após a visita ao prédio do banespa (Fail) voltarmos a galeria.


Chegando no boulevard São João, mostrei a obra  dos graffiteiros mundialmente conhecidos "Os Gemeos" que foi apagada pela prefeitura. Uma das falas que vieram da turma foi "Mas o Kassab é burro né?"... Vou fazer o que se concordo???

No largo do anhangabau, começamos a observar algo diferente na paisagem. Em cima dos prédios (em diversos prédios) viamos pessoas em pé no parapeito.
A galera começou a ficar intrigada com isso conforme andavamos.


Tentamos O banespa, e nada! Mas ja estava em meus planos irmos ao CCBB! Porem, eu não sabia que a exposição "Corpos presentes" ainda estava por lá.

Descobrimos juntos o que era aquele monte de pessoas em cima dos prédios. Tratava-se de parte da exposição do artista Antony Gormley!
Lá, discutimos um pouco sobre espaço, tempo e sentido. Um pouco sobre o papel da arte, e o que os artistas tentam expressar com isso. E o ponto alto, foi na obra "Amazonian Field" onde amarramos a discussão sobre cidade, e diversidade com um olhar contemplativo pra obra.
"Mas todos são diferentes! Uns baixinhos, outros gordinhos, alguns mais claros, outros mais escuros... Parece uma comunidade! Parece uma cidade! Todos estão olhando pra cima!"
Contextualizei, dizendo que mesmo com todas as diferenças, temos coisas em comum que nos ligam (Como na atividade que fizemos na ong anteriormente!)


Destaque pra educanda Larissa, que teve ótimas sacadas sobre a proposta do artista.


Finalizamos a exploração no tempo previsto, demos uma breve passada na galeria, e fomos enfrentar o sistema sardinha de transporte publico!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário